sexta-feira, 27 de julho de 2012

Políticos. Os escárnios de terno


Um querendo derrubar o outro, um querendo passar por cima do outro, e tudo isso pra defender somente o próprio interesse. Mentiras, calunias, difamações, falsidade, entre outras ações intoleráveis. Pessoas que maltratam a sociedade, dando esmola. Isso porque dizem amá-la e o pior que é assim todo o mundo. É assim no mundo todo. Faço das palavras de John Coffey, do filme “A espera de um milagre”, as minhas. Estou cansada das pessoas serem ruins. Cansada do que ouço no mundo todo dia. É muito egoísmo. São como pedaços de vidro na minha cabeça o tempo todo. Você consegue entender?
Há alguns dias atrás, fui a uma reunião de certo partido político, e chegando lá eu senti uma coisa desagradável. Foi como se só houvesse energia negativa no lugar, então escolhi um canto e sem querer comecei a observar as pessoas. Candidatos chegavam e iam de pessoa em pessoa cumprimentando-as, sempre com sorriso no rosto, com o objetivo de conseguir votos que os façam eleitos em determinado cargo político. Contudo, as falas ditas por eles são sempre as mesmas, “melhoria na educação, melhoria na saúde pública, melhoria não sei de que, melhoria disso, melhoria daquilo... é porque o povo não tem o que merece, é porque fulano de tal é um falso, só mente, engana... mas nós não, nós amamos esse povo trabalhador e vamos mudar tudo isso”. Mentira. Primeiro porque ninguém consegue deixa tudo perfeito, somos seres imperfeitos e nada do que fizermos alcançará tal nível. Segundo porque aproveitam o primeiro motivo, fazendo então uma coisa aqui, outra acolá e assim ninguém pega no pé, deixando o povo contente. Todo ano eleitoral é assim.
Política é uma coisa simples, porem existem políticos que a complicam e decepcionam a moral dela. O sistema político possui deputados federais, centenas de prefeitos e vereadores, governadores, deputados estaduais, senadores, e diversos cargos de confiança, como secretários e ministros. O certo seria que todos fossem pessoas de bem, honestas, com intenções de melhorar a qualidade de vida de toda população, que realmente trabalhassem representando o povo que os elegeram, e com responsabilidade e competência administrassem a máquina popular. É preciso entender que os impostos são pagos pelo povo e que esse dinheiro é público, e o próprio povo de forma democrática elege um representante para governar esse dinheiro em prol da sociedade. No Brasil, o negócio é sempre o mesmo: para se eleger, deve-se prometer bem se dizendo bom, mas depois de eleito, a única obrigação é se manter no bem bom. Sonho com o dia em que os políticos sejam um exemplo para sociedade. E que uma criança tenha a segurança de dizer "Quero ser igual a você quando eu crescer".


   Por Rafaela Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário